Doação

O Memorial Padre André.
O Memorial Padre André.
Em 11 de Julho de 2022, através da Lei Municipal nº 1.114/22, aprovada na Câmara Municipal de Vereadores, o Município de Correntina confere ao Instituto Padre André, um lote de terras para construção urbana, situado na Praça Monsenhor André, s/nº Centro Histórico desta cidade, com 203,90 m² de área total, para construção do Memorial Padre André. Curiosamente, no local doado, existia a antiga cadeia pública do município, passando o Memorial a ser construído no mesmo local que outrora integrava o patrimônio histórico do município e que veio a ruínas. De posse do terreno, o Instituto Padre André procurou o senhor Luíggi Chaves Neves França, engenheiro civil, em dezembro de 2022, para elaboração do Projeto Arquitetônico e do Orçamento, para viabilizar a captação de recursos para financiamento da obra. O ano de 2023 foi dedicado a idealização e a elaboração do projeto do memorial, com base nas necessidades apontadas entre os membros do instituto e equipe técnica da Fundação Pedro Calmon e, em novembro do mesmo ano, o Instituto recebeu do engenheiro civil, os projetos para construção do Memorial Padre André.
Por se tratar de um terreno localizado no centro histórico do município, entendeu-se a necessidade de desenvolvimento de uma fachada semelhante as construções vizinhas, Casa de Cultura Municipal Iozinho Costa e Igreja Imaculada Conceição, respeitando a arquitetura local, adequando as necessidades atuais que a obra apresenta. As imagens a seguir apresentam a Fachada Frontal da Edificação, voltada para a Praça Monsenhor André, e Fachada Lateral, voltada para o Beco da Igreja Imaculada Conceição. A inspiração para idealização da fachada foi o Colégio do Padre, obra deixada por Padre André a população de Correntina.
Em razão da área do terreno limitada e das necessidades do Instituto, o memorial foi projetado com dois pavimentos, com área construída prevista de 333,07 m², contendo no pavimento térreo uma recepção, um salão, quatro salas, uma cozinha, dois banheiros e circulações, perfazendo um total de 175,69 m²; e, no pavimento superior, duas salas, dois banheiros, um auditório e circulação, perfazendo um total de 157,38 m² de área construída. Durante os anos de 2023 e 2024, o Instituto realizou diversas campanhas para arrecadação de recursos financeiros para construção da obra, tais como feijoada beneficente, chá com arte, barracas em festejos, entre outras; e recebeu muitas doações de pessoas que se solidarizaram com a causa, com grande participação da comunidade de Correntina e de moradores das comunidades rurais. Em 1º de setembro de 2023, por ocasião das tradicionais homenagens que ocorrem no feriado municipal, foi lançada a Pedra Fundamental, tendo sido concretado o primeiro pilar e a primeira fundação. A ata de lançamento da Pedra Fundamental foi concretada dentro de um artefato e estará para sempre dentro da edificação do memorial.
Execução da Obra do Memorial Padre André.
Em 15 de abril de 2024, a construção se iniciou de fato, tendo sido contratada e empresa Construtora Oliveira, do senhor Luciano Oliveira da Silva, para execução da obra. Atualmente, a obra se apresenta em fase de levantamento de alvenaria do pavimento térreo, conforme imagem a seguir. Nota-se a proximidade do Memorial com a Igreja Imaculada, evidenciando a proximidade e estreita relação entre o Eterno Pároco e a história de Correntina. A construção do Memorial Padre André é de extrema relevância para a sociedade de Correntina, conforme as palavras do Padre Antônio Rocha. A relevância da instalação do MEMORIAL PADRE ANDRÉ consiste na justa e necessária continuação da memória de alguém, que inegavelmente prestou relevantes trabalhos aos correntinenses e que ainda muito contribuirá, através da herança do seu legado.

Não se trata, tão somente, de guardar a memória, mas, sobretudo, de continuar o trabalho social realizado por Padre André nessas terras do extremo Oeste da Bahia. Os jovens, que sempre o acompanham e aprenderam tudo com ele, atualmente adultos, almejam um espaço físico com salas e estrutura adequada para desenvolver trabalhos de cunho educativo e cultural, que continuem promovendo o desenvolvimento social da população correntinense.
O sonho do Memorial Padre André é compartilhado pela sociedade correntinense. A obra, implantada no Centro Histórico da cidade, será um novo atrativo turístico, com sua arquitetura que remonta a arquitetura colonial do coração da cidade. As portas e janelas de madeira, a sacada inspirada no Colégio do Padre, todo o acervo que permanecerá no prédio, bem como, as diversas exposições e atividades que acontecerão periodicamente no local, serão elementos fundamentais para que as gerações atuais e futuras passem a conhecer a história de Padre André, que se entrelaça a história de Correntina, e possam compartilhar dos mesmos sentimentos de gratidão, admiração e esperança, que os jovens do passado, companheiros de jornada, nutrem pelo Eterno Pároco de Correntina.
Entre em contato

Ajude a tornar realidade esse sonho coletivo. Faça sua doação.
Dados Instituto Padre André:
Agência: 2009-5
Conta corrente: 21669-0
Chave pix CNPJ: 32.213.718/0001-52